20101116

Das Jujubas


Se as situações indescritíveis da vida tivessem que se materializar em algo, com certeza seria em um pacote de jujubas daqueles bem coloridos. Jujubas são um apanhado de coisas boas do mundo. São sentimentos. São estados de espírito (estado de espírito tem cor, sabia? Cor de jujuba).

Jujuba vermelha, por exemplo, é borboleta na barriga quando a gente tá apaixonado, é chocolate na TPM, montanha-russa que vira de cabeça pra baixo. É aquela travessura que você sabe que não pode fazer, mas faz mesmo assim. Jujubas vermelhas são sempre as primeiras a sumirem do pacote, talvez porque convidem pras emoções mais fortes. Não sei se a gente que as chama, ou elas que chamam a gente.

Jujuba roxa é tão gostosa que parece doce feito por vó (tenho pra mim que vovós compartilham de um tempero mágico que faz tudo ficar de-li-ci-o-so). É risada de criança, é o bater de asas dos anjos. É colo de mãe e cafuné do pai. Jujubas roxas são mais bem saboreadas quando intercaladas com as vermelhas. Elas dão conforto e segurança – e isso é tudo que a gente precisa pra dosar a adrenalina das jujubas anteriores sem, no entanto, podá-las.

Já a jujuba amarela tem gostinho de fim de semana com sol. É catar conchinha na praia, churrasco e piscina com os amigos. É deitar na grama e procurar desenho na nuvem, dar banho no cachorro, brincar de fazer bolha de sabão. Jujuba amarela é pau pra toda obra. É alegria em pedacinhos, é remédio pra alma.

As jujubas verdes são as renegadas do pacote. Aquelas que a gente deixa por último (mas que não deixa de mandar pra dentro). É aquela situação chata que a gente enfrenta, mas que, depois que passa, vê que não foi tão ruim nem tão difícil assim. É um dia azedo de trabalho que traz mais conhecimento e experiência. É a DR com o namorado que acaba melhorando a relação. É perceber que tudo tem uma razão de ser, e que isso faz parte da vida. É superar os obstáculos pra então poder abrir um novo pacote, cheio de novas jujubas coloridas.

9 comentários:

  1. Very good!
    Apesar de não gostar de jujubas. hahah

    Beijolhes

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Ana! Mais um cantinho pra eu ler. E viva o colorido das jujubas e da vida!

    ResponderExcluir
  3. Resumidamente minha semana foi de jujubas verdes, tirando a parte da DR ali, claro.

    Eu daria o selo de "Mó bacana!" pro seu blog, mas eu não tenho. auhsusauhushu

    ResponderExcluir
  4. Qual é mineira?! Eu adoro as jujubas verdes! Sou masoquista então?! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. procurando jujubas
    achei o seu blog!
    amei o texto! parabéns!!!
    vou indicar o seu post no meu blog, pode? :)

    bjubas
    claudinha
    Blog Rosa - Claudinha - crônicas

    ResponderExcluir
  6. Estou aqui por indicação do blog da Claudinha. Texto ótimo para quem,como eu, ama jujubas.
    Beijubas para vc.

    ResponderExcluir
  7. Amuu jujubas(as verdes principalmenteee.rsrsrs) textos super interessante!!! ameii!

    ResponderExcluir